Máscaras de vidro Murano por Fabio Novembre

Nova coleção de vasos Murano da Venini combina duas tradições venezianas: as máscaras de carnaval e seus sofisticados vidros soprados

Coleção de Vasos Murano da Venini em Forma de Máscaras por Fabio Novembre - Murana
A série Murana faz alusão a um rosto sem conotação sexual ou racial, capaz de representar todo tipo de humanidade

 

Segundo a tradição do Carnaval de Veneza, na Itália, usar uma máscara significa esconder sua identidade, escapar das convenções sociais e recuperar em parte sua liberdade de expressão.

Pensando nisso, o designer italiano Fabio Novembre resolveu unir duas das principais tradições venezianas: as máscaras e toda a riqueza cultural dos vidros Murano, uma histórica técnica de arte em vidro através do sopro desenvolvida em uma pequena ilha da Lagoa de Veneza chamada Murano.

E o resultado pode ser conferido na coleção de vasos batizada de Murana, criada para a Venini, a maior e mais bem sucedida empresa de Murano da região. Nas peças, o designer molda máscaras em vasos de vidro.

Para o designer, o “vaso máscara” desenvolvido para a Venini representa um volume usado para filtrar a realidade através de suas superfícies de vidro, “um rosto sem conotação sexual ou racial, capaz de representar todo tipo de humanidade, uma alma para um objeto que poderia ser casualmente percebido como um vaso”.

De acordo com o designboom, a série Murana será apresentada durante a Milan Design Week 2012.

Murana - Coleção de Vasos Murano da Venini em Forma de Máscaras por Fabio Novembre
Murana - Coleção de Vasos Murano da Venini por Fabio Novembre